e
Desafio do Conhecimento - 06

27 de jul. de 2010

Desafio do Conhecimento
Tema 06
Cursos Saturados = Conhecimento Guardado

-----------------------------------------------------------------------------------

Um mercado de trabalho saturado é um problema quanto a desemprego e uma vantagem para consumidores levando em consideração que os números de pessoas querendo crescer nesses pontos será maior e haverá muita concorrência de empresas, diminuindo o valor dos produtos e trabalhos para os consumidores.

Mas e para as pessoas que procuram empregos nessas áreas e não encontram vagas disponíveis?

Vamos entender como um exemplo uma das estradas congestionadas de São Paulo. Quem chega primeiro tem sua vaga na rodovia, mas fica esperando o andamento do transito, e quem chega depois fica aguardando o andamento do transito e alguma vaga aparecer para que possa enfim entrar na estrada e ir andando aos poucos.

Entrar em um emprego cuja atividade está saturada é muito difícil, mas se você gosta do que faz, seu rendimento será melhor

“Continue fazendo o que você gosta, pois quando fazemos algo que gostamos nosso rendimento como profissionais é muito melhor”.

Johny Pscheidt – Sócio Diretor H&P Informática.

Também não adianta uma pessoa trabalhar em algum lugar pensando que logo irá ganhar 2.000 R$ por mês.

Em pesquisa encontrei um fórum com o seguinte comentário de um dos usuários.

“80% dos empregos são conseguidos através de networking (indicação), ou seja, se você é bom, todo mundo sabe que você é bom, alguém vai te indicar para um emprego bom.”


Pesquisa Tema 06 ;)

Nome: Sávia Denker

Idade: 15 anos

Cursando: 2º Ano

Fortaleza - CE

Curso pretendido: Odontologia – EUA

Motivo, e tens apoio?

Quero fazer porque gosto, meus pais me apóiam até demais, meus amigos alguns vão comigo pra faculdade *-*

Empecilhos ou pessoas contra?

Todo mundo sabe que é bem difícil, mais me dão apoio total, fora que a experiência vai ser ótima *-*

Dica:

Penso que tem que acreditar em si mesmo, e provar pra as pessoas que ele conseguiu.

Nome: Amaury de Campos Estorillo

Idade: 52

Curso: Técnico em enfermagem – Colégio Cenecista São José,

Rio Negrinho-SC

Motivo, e teve apoio?

Atualizar-me na área, pois já atuava como prático de farmácia e enfermeiro de laboratório (Analises clinicas). Como houveram mudanças comportamentais e legislativas, decidi-me reciclar e abrir campo para uma nova área, instrumentação cirúrgica.

Sim! , de inicio por parte da família, e no decorrer do curso de amigos e antigos clientes/pacientes, que tomaram conhecimento da minha decisão.

Pontos positivos e negativos.

Positivos: a receptividade, de muitos profissionais da área, a humanização dos conceitos e tratamentos, moralização e valorização da profissão.

Negativos: submissão a um determinado conselho de classe, que em nada contribui em sua formação, e que depois é determinante se o profissional pode ou não atuar; a faixa salarial sempre incompatível.

Dica:

Tenha certeza do que quer, com real conhecimento da aplicação e dificuldades da profissão ou formação escolhida como futuro.

Segundo Richard:


Um curso é considerado saturado quando uma pessoa não está apta para aceitar esta situação e com isso não se desenvolve de maneira adequada ao que o mercado oferece. Portanto, o mercado oferece vagas para Grandes Profissionais e não para meros “para-quedistas” de situação. Como exemplo podemos citar o seguinte: um bom médico é aquele que se dedica e se aprimora no seu dia-a-dia com sua profissão e não aquele que só pensa em receitar medicamentos banais. O resultado é a satisfação de seus clientes e neste caso são os pacientes que realmente foram curados.

As vagas de emprego estão exigindo cada vez mais em um Curriculum para preencher estas mesmas vagas. Com isso, aquele que melhor estiver preparado para enfrentar os desafios de um curso saturado, com certeza irá se sobressair sobre os demais.


Segundo observações do empresário Maurício Gustavo, um bom profissional é aquele que se aprimora nas exigências que o mercado exige.

Cada vez mais com grandes expectativas os empresários buscam este profissional na área, podendo ser através de contatos ou de boas indicações.

Mas na verdade o que realmente importa e gera satisfação plena são os resultados alcançados por esta contratação. De nada adianta ser um bom profissional se o mercado espera dele muito mais que apenas cursos extra curriculares e sim aliado a isto a competência aplicada deste profissional.

“Um grande exemplo no mundo moderno é sobre Bill Gates. Quando das férias escolares o pai dava-lhe como castigo ler 10 livros e no entanto ele desobedecia esta ordem e lia 20 livros”.

Ou seja, não ficava na mesmice e sim usava de sua inteligência para aprimorar suas idéias e a desenvolver sua criatividade. Não que isso seja o método perfeito, mas sim, mostra como grandes profissionais surgem no mercado de trabalho e consequentemente mostram para a vida futura quem realmente são. Pessoas aptas e capacitadas para fazer o diferencial perante um Curso Saturado.

Nenhum comentário: